Perfil

PROF. DR. OZIMO GAMA

PROF. DR. OZIMO GAMA

Prof. Dr. Ozimo Gama está inscrito no Conselho Regional de Medicina do Estado do Maranhão pelo número 3892. É graduado pela Universidade Federal do Maranhão desde 2001. 
FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Após os 06 (seis) anos do curso médico regular continuou sua formação acadêmica no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Presidente Dutra, quando então realizou mais  02 (dois) anos de Especialização (Residência Médica) em Cirurgia Geral e Videolaparoscopia, e na sequência, após aprovação em processo seletivo CURSOU mais 03 (três) anos de especialização no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante de Fígado no Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná, sendo este um dos serviços mais conceituados nesta especialidade, sob a orientação do Ilmo Prof Dr Júlio Cézar Uili Coelho, obtendo o título de Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Proctologia. No mesmo Período realizou seu treinamento em Cirurgia Bariátrica e Metabólica com o Ilmo Prof Dr João Batista Marchessini, um dos pioneiros da utilização da videolaparoscopia no tratamento da obesidade mórbida. Nesta ocasião realizou treinamento em Endoscopia Gastrointestinal (Gastroduodenal/Colonoscopia) no serviço do Prof. Dr. Flávio Heutaivano (Hospital Sugisawa). Atualmente é Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (Presidente do Capítulo Maranhense no Biênio 2017-2018), Membro titular da International Hepato-Pancreato-Biliary Association. Possui ainda os Títulos de Especialista em Área de atuação de Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e de Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo pela Associação Médica Brasileira.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Realizou PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU na UFPR no Programa de Transplante Hepático onde desenvolveu a seguinte pesquisa Opinião e conhecimento da população da cidade de Curitiba sobre doação e transplante de órgãos. No mesmo período desenvolveu pesquisa experimental para Dissertação de Mestrado pelo Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Transplante de Órgãos na mesma Universidade,  com ênfase em Cirurgia Hepatobiliar, intitulada ”Imunossupressão com tacrolimus favorece a regeneração hepática induzida por hepatectomia extensa em ratos”.  Um de seus mais recentes aprimoramentos foi o TÍTULO DE DOUTOR EM PRINCÍPIOS DA CIRURGIA  pela Faculdade Evangélica do Paraná (Pós graduação em Princípios da Cirurgia – linha de Pesquisa : Alterações Morfofuncionais da Cirurgia Bariátrica e da Obesidade), sob a ilustre orientação do Prof. Dr. Nicolau Czescko através da defesa de tese pioneira com o seguinte estudo experimental “Estudo comparativo entre a gastrectomia vertical e plicatura gástrica em ratos obesos”. É professor associado de ANATOMIA HUMANA da Universidade Federal do Maranhão.

CONHEÇA A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO DR OZIMO GAMA AQUI

Qualquer procedimento cirúrgico é delicado e deve envolver conhecimentos técnicos, éticos e humanísticos. O Cirurgião do Aparelho Digestivo possui pelo menos 10 (DEZ) anos de estudos obrigatórios (sendo 6 anos de Faculdade, 2 anos de Residência Médica em Cirurgia Geral e mais 2 anos de Residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo regulamentado pelo MEC e Conselho Federal de Medicina).

O Cirurgião do Aparelho Digestivo possui habilitação para realizar os procedimentos cirúrgicos complexos em cirurgia abdominal por via convencional ou vídeo-laparoscopia. Os pacientes com câncer do aparelho digestivo (estômago, esôfago, intestino delgado, intestino grosso, reto, ânus, pâncreas, fígado, vesícula e vias biliares) são geralmente tratados por este especialista, que também atua na sua prevenção.

Há várias outras doenças que são comuns em seu consultório como esofagite, refluxo gastro-esofágico, hérnia de hiato, obesidade mórbida (cirurgia bariátrica), gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, pancreatite, cálculos na vesícula, abscessos e cistos hepáticos, diverticulite (doença diverticular), retocolite ulcerativa, doença de Crohn, hemorróidas, físsuras, fístulas e abscessos anais, constipação, diarréia, além de hérnias da parede abdominal.

CBCD

Quando precisar realizar qualquer procedimento cirúrgico procure saber qual a formação do Médico responsável pelo ato cirúrgico. Certifique-se se ele possui a formação acadêmica adequada, se é membro titular de alguma entidade científica representativa, se possui atualização constante na área em atuação e em especial consulte a opinião dos pacientes já operados por este profissional.

PROCURE SEMPRE UM MÉDICO ESPECIALISTA E CONSULTE UMA SEGUNDA OPINIÃO.

You must belogged in to post a comment.